O homem que retratou o velho

 

Fui uma criança e um adolescente calado e introvertido, contudo feliz e confiante, que gostava de ficar lendo num canto, isolado. Quando decidi que entraria para a faculdade de Direito(antes disto , Letras e Jornalismo), parentes e amigos acharam minha decisão absurda, ninguém podia me imaginar fazendo réplicas e réplicas no tribunal do júri ou mesmo discutindo um simples acordo com um ex-adversus.

Com muita luta me tornei primeiro um bom estudante para tentar ser um bom advogado. Encontrei muita gente boa pela vida, mas minhas grandes decisões profissionais sempre foram tomadas sozinho. Neste ponto a advocacia, principalmente a criminal tem um pararelo com a arte.

Um criminalista executa um trabalho artesanal, de confiança, cujas decisões(estratégias de defesa) partem em grande parte da intuição do defensor. Quando estas decisões são coletivas geram inseguranças ao réu. Aprendi que advogado criminal deve falar pouco.

Já ia fugindo ao tema, mas o que eu quero dizer é o seguinte: sempre detestei que os outros me dissessem o que ser e fazer.

Essa faceta de minha personalidade foi forjada também pelo exemplo negativo de meu pai. Falastrão, sempre próximo a parentes e muitos amigos, mas ironicamente foi a figura mais marcante de minha vida. Lembro das noites de sábado para domingo quando assistíamos às lutas de BOXE INTERNACIONAL NA GLOBO, recordo-me ainda dos inúmeros filmes, livros, discos, cujos enredos formaram minha personalidade.Sua vida vale um romance, como a de qualquer pessoa. Acometido de moléstia grave é para mim um enigma.

Há frase(ou uma paida não sei ao certo) atribuída a Freud que diz mais ou menos assim. Pedro falou demais sobre João. Sei bem mais de Pedro que sobre João.

Continuo introspectivo e confiante. Mas já não fico só no canto lendo. Estou mudado.

Deixe um comentário

